sexta-feira, 18 de abril de 2014

PROGRAMA | II. Pesquisa e pós-graduação

APRESENTAÇÃO
No Ensino Superior, os processos de conhecimento, de ensino e de aprendizagem devem perpassar pela postura e pelas práticas investigativas / de pesquisa. Assim, é fundamental que a área de Pesquisa e Pós-Graduação de uma universidade esteja não só presente, mas também seja acessível, aceite a diversidade de áreas e, fundamentalmente, incentive e oportunize espaços para o desenvolvimento de diferentes ações.

Aliando essa concepção aos quatro eixos anteriormente descritos - Democracia, Transparência, Descentralização e Diversidade –, neste programa de gestão, a partir de um diagnóstico do estado atual da área de Pesquisa e Pós-Graduação na UFTM, apresentamos algumas propostas.

DIAGNÓSTICO
A seguir, elencamos os principais aspectos críticos sobre o funcionamento atual da área de Pesquisa e Pós-Graduação na UFTM:

1. Ausência de estrutura que auxilie : (i) no desenvolvimento de projetos e captação de Recursos, (ii) na orientação dos professores sobre os procedimentos junto às agências de fomento; (iii) na divulgação de editais;

2. Baixo incentivo para criação de Programas de Mestrado (acadêmicos e profissionais) e Doutorado;

3. Falta de democratização na criação de espaços de pesquisa, como Laboratórios de Pesquisas, que atendam as diversas grandes áreas presentes na UFTM (e não apenas algumas delas);

4. Falta de efetividade no funcionamento da Editora da UFTM;

5. Ausência de servidores para auxiliar na Editora da UFTM (funcionários para parte de editoração, arte, criação de capas etc);

6. Pouco estímulo a publicações e criação de periódicos;

7. Baixo incentivo de captação de recursos;

8. Falta de critérios de distribuição de bolsas que atendam todas as grandes áreas de conhecimento da CAPES;

9. Ausência de um Programa de Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros, que atenda todos os cursos de Pós-Graduação da UFTM nos seus exames de proficiência.

PROPOSTAS
A partir do diagnóstico do funcionamento da área Pesquisa e Pós-Graduação na UFTM, por meio de consulta à comunidade acadêmica, apresentamos as seguintes propostas:

1. Tornar a Pró-reitoria acessível, transparente e democrática, facilitando aos docentes a realização de reuniões com o Pró-Reitor;

2. Instalar um Órgão de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Captação de Recursos que possa orientar os professores sobre os procedimentos junto às agências de fomento (FAPEMIG, CNPq, FINEP, CNPq, CAPES e outras) relacionados não só à solicitação de recursos e prestação de contas como também na divulgação de editais;

3. Incentivar e auxiliar a criação de mestrados profissionais, atendendo a Portaria nº 80, de 16 de dezembro de 1998 (que dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e outras providências);

4. Incentivar e auxiliar a criação de novos Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos, buscando atender não só os Requisitos Gerais (Portaria nº 193/2011) como também os Critérios e os Parâmetros Específicos das Áreas de Avaliação (descritos nos documentos do site da CAPES);

5. Ampliar o apoio ao desenvolvimento dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu existentes;

6. Democratizar os espaços de pesquisa, visando atender as diversas grandes áreas da CAPES (e não apenas algumas delas);

7. Investir em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e em Laboratórios de Pesquisa;

8. Ampliar a captação e democratizar a destinação de recursos para pesquisa;

9. Efetivar o funcionamento da Editora da UFTM, e criar espaço físico e virtual que possibilite o arquivo e a divulgação dos livros, periódicos e outras obras por ela publicadas;

10. Dotar a Editora da UFTM de um Corpo Técnico e de um Conselho Editorial, ambos constituídos por docentes de cada área do conhecimento;

11. Efetivar uma política de publicações e criação de periódicos, que busque atender as diretrizes de acesso livre (estruturação de periódicos científicos em meio eletrônico, políticas e ferramentas);

12. Dialogar com o Comitê de ética em pesquisa da UFTM, visando à criação de Câmaras Setoriais por área de concentração para avaliar os projetos de pesquisa;

13. Estimular a pesquisa na graduação;

14. Ampliar o número de bolsas de apoio à pós-graduação e à iniciação científica e estabelecer critérios de distribuição de bolsas que atendam todas as grandes áreas de conhecimento (CAPES), bem como a criação de Câmaras Setoriais por área de conhecimento para análise dos projetos de pesquisa;

15. Ampliar os recursos para apoio à participação em eventos nacionais e internacionais;

16. Fortalecer a internacionalização da UFTM, contemplando todas as grandes áreas de pesquisa;

17. Incentivar Programas como Inglês sem Fronteira, que capacitem docentes, discentes e técnico-administrativos na formação em novos idiomas ou aperfeiçoamento da fluência nos idiomas já conhecidos, com vistas ao fortalecimento do intercâmbio internacional;

18. Criar um Programa de Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros, que atenda todos os cursos de Pós-Graduação da UFTM nos seus exames de proficiência;

19. Ampliar o quadro de servidores da secretaria e do setor de atendimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.


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