Com a transformação, em 2005, da Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro (FMTM) em Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), e o REUNI (Plano de Reestruturação e Expansão das IFE) em 2005 a UFTM aumentou em mais de 450% a oferta de vagas para os cursos de graduação. Infelizmente este crescimento vertiginoso não foi acompanhado de aumento proporcional do número de servidores e de investimentos adequados em infraestrutura.
Este cenário causou muitos problemas organizacionais e administrativos em todas as Unidades da UFTM. A solução definitiva destes problemas é fundamental para que o crescimento vindouro possa ser previamente planejado, evitando assim a repetição dos problemas vivenciados atualmente na Instituição por toda a Comunidade Acadêmica.
A seguir apresentamos uma síntese desses problemas com foco na área de Administração, relatados em documentos produzidos pela própria Comunidade Acadêmica (PDI 2012-16) e também pelo movimento grevista em 2012 (Pauta Local Docente e dos Técnicos Administrativos), juntamente com o esboço de algumas propostas.
1. Inexistência de um modelo de gestão.
2. Processo de comunicação deficiente, dificultando a divulgação e o acesso à informação.
3. Estrutura organizacional e administrativa obsoleta.
4. Ausência de controle e mapeamento das demandas de serviços existentes.
5. Inexistência de políticas institucionais de natureza administrativa e acadêmica.
6. Orçamento restrito e centralizado.
7. Falta de critérios internos para a descentralização orçamentária, no âmbito das Unidades.
8. Inexistência de uma sistemática de custos e processos, dificultando o processo de gestão econômico-financeira da Universidade.
9. Carência de indicadores voltados à gestão institucional.
10. Setores/Unidades com instalações inadequadas para o seu funcionamento.
11. Instalação de novos campi sem planejamento adequado.
12. Inconsistência entre os diversos Regulamentos Internos, Regimento Geral e Estatuto da UFTM.
13. Falta de suporte técnico e operacional às diversas comissões e comitês.
14. Falta de suporte técnico e operacional para a realização e o gerenciamento de eventos institucionais.
15. Incipiente aplicação de tecnologias adequadas e integradoras no gerenciamento de documentos institucionais.
16. Provisão orçamentária historicamente aquém das demandas de desenvolvimento institucional e atualização patrimonial.
17. Ausência de conceitos e critérios com o objetivo de orientar a criação de unidades organizacionais.
18. Inexistência de política institucional, democrática e transparente, para alocação de Funções Gratificadas.
19. Diversos Setores/Unidades com número inadequado de servidores para atender as demandas.
20. Ausência de rede interna (intranet).
21. Ausência de certificação digital para autenticação eletrônica de documentos e segurança em sistemas computacionais.
22. Defasagem tecnológica dos equipamentos de informática.
23. Inexistência do Comitê Gestor de TI e do Plano Diretor de TI - PDTI.
24. Ausência de antivírus corporativo.
25. Ineficiência do serviço de correio eletrônico (hardware e software).
1. Elaborar o orçamento de forma participativa, democrática e descentralizada;
2. Instituir o Conselho de Administração (COAD);
3. Revisar os Regulamentos Internos, as Normas Internas, o Estatuto e o Regimento Geral;
4. Instituir política institucional democrática e transparente para a alocação de Funções Gratificadas;
5. Desburocratizar o uso de espaços e equipamentos, com acesso a técnicos e discentes;
6. Investir em tecnologia da informação, para melhoria do acesso à informação, à transparência e à agilidade dos processos administrativos e acadêmicos;
7. Instituir uma política de acesso à informação, facilitando o acompanhamento dos gastos e arrecadação de forma detalhada por toda Comunidade Acadêmica;
8. Implementar um sistema de gestão para aquisição, reposição e manutenção de equipamentos e de patrimônio, bem como de aquisição e reposição de materiais de consumo;
9. Implementar rotinas administrativas e gerenciais transparentes e democráticas;
10. Proceder à ampla prestação de contas do REUNI;
11. Discutir com a Comunidade Acadêmica a estruturação de políticas institucionais para o redimensionamento da força de trabalho;
12. Democratizar a gestão das Fundações;
13. Padronizar os serviços de administração e manutenção predial;
14. Promover o dimensionamento da infraestrutura e dos espaços físicos dos Setores/Unidades da UFTM para que atendam de forma satisfatória as necessidades administrativas e acadêmicas da Universidade;
15. Adquirir e implantar sistemas de segurança, em parceria com órgãos de segurança pública, em todas as Unidades;
16. Implementar o sistema de gestão universitária, visando facilitar e otimizar as atividades desempenhadas nos diversos setores, garantindo a eficiência e a agilidade nos processos e nas informações;
17. Implementar a rede interna, garantindo a segurança dos dados e otimização de rotinas internas;
18. Proceder ao levantamento do fluxo de informações dos diversos setores da Universidade, visando o aperfeiçoamento dos serviços;
19. Instituir um setor de apoio a eventos, promovendo a integração e o uso eficiente dos recursos de modo democrático e transparente;
20. Reestruturar o sítio da UFTM, facilitando o acesso a serviços e informações institucionais;
21. Implementar um setor responsável pela organização, orientação e supervisão técnica dos documentos institucionais, com respeito à legalidade, guarda, preservação, acesso e manejo;
22. Capacitar e treinar uma equipe para desenvolvimento de projetos e captação de recursos junto aos órgãos de fomento e instituições públicas e privadas;
23. Desenvolver políticas visando ao planejamento operacional e à prestação de contas;
24. Instituir, observando a Medida Provisória 431, de 14 de maio de 2008, o processo de avaliação de desempenho individual e institucional no serviço público federal;
25. Instituir o Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI, instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e o plano de ação para sua implantação (MP/SLTI, 2012);
26. Implementar uma ferramenta única de acesso aos diversos serviços da UFTM, com a integração de sistemas;
27. Instituir política para aquisição de softwares e equipamentos de TI;
28. Interligar todos os prédios por meio de rede de fibra óptica ou de rede sem fio;
29. Instituir política para o descarte racional de equipamentos eletrônicos;
30. Investir em soluções de segurança (hardware e software) para ampliar a proteção da rede de dados da UFTM;
31. Implementar a participação da UFTM na URANET;
32. Criar uma central de monitoramentos físico e lógico da rede de dados da UFTM;
33. Estabelecer a adoção de ferramentas de Governança de TI;
34. Utilizar ferramentas de gerenciamento de projetos visando a automação e a racionalização dos processos;
35. Formar uma equipe específica para a realização de contratos, convênios e cotações;
36. Capacitar servidores nas áreas de orçamento, finanças e contabilidade;
37. Implementar um sistema para controle orçamentário e financeiro;
38. Instituir um Banco eletrônico de documentação oficial acessível a toda comunidade;
39. Implementar a certificação digital para autenticação eletrônica de documentos e a segurança de sistemas;
40. Implementar a Prefeitura Universitária com infraestrutura adequada em termos de espaços, equipamentos e recursos humanos.
Eixos norteadores e áreas temáticas | I. Ensino | II. Pesquisa e pós-graduação | III. Extensão universitária, fundações e comunicação | IV. Administração e gestão | V. Recursos humanos | VI. Acesso e permanência discente | VII. Plano diretor, infraestrutura, sustentabilidade e expansão | VIII. Complexo hospitalar | IX. CEFORES | Apêndice 1 | Apêndice 2
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