sexta-feira, 18 de abril de 2014

PROGRAMA | Apêndice 1

COMISSÕES DE TRABALHO E CRONOGRAMA – PLANO DIRETOR
Para a construção do Plano Diretor UFTM 2025, nossa proposta aponta para a constituição e funcionamento das seguintes comissões de trabalho:

Comissão de Segurança e Integração com a Comunidade
Objetivo
Identificar, avaliar e propor diretrizes preliminares relacionadas à segurança física e patrimonial, além da segurança e saúde no trabalho, que possam contribuir com a elaboração do PD UFTM 2025.

Metas
Constituir a Comissão; dialogar sobre os instrumentos de coleta de dados; aplicar o instrumento numa amostra representativa dos seguimentos: discentes, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa; produzir e apresentar o relatório sobre o diagnóstico da segurança do campus em plenária.

Ações
Encaminhar para a administração da UFTM uma proposta de segurança do campus; acompanhar os processos de contratação de serviços e de itens contratados.

Comissão de Mobilidade
Objetivo
Apresentar diagnóstico da mobilidade no campus da UFTM, em relação a todos os modos de transporte: automóvel (circulação e estacionamento), pedestres, bicicleta e transporte coletivo, além da caracterização da circulação tanto de acesso quanto de saída da UFTM em dias de semana típicos, de modo a promover o debate e a ouvir a comunidade sobre os problemas detectados.

Metas
Constituir a Comissão; dialogar sobre os instrumentos de coleta de dados; realizar pesquisa de origem e destino; promover o levantamento das necessidade de edificações e estacionamentos do campus; aplicar o instrumento numa amostra representativa dos seguimentos: discentes, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa; Produzir e apresentar um relatório sobre o diagnóstico da mobilidade do campus em plenária.

Ações
Encaminhar para a administração da UFTM uma proposta de mobilidade do campus; acompanhar os processos de contratação de serviços e de itens contratados.

Comissão de Acessibilidade
Objetivo
Atender a legislação brasileira de acessibilidade espacial (Lei Federal 10.098/2000 e NBR 9050/2004) e promover melhorias concretas nos espaços e nos equipamentos da Universidade, propiciando condições de inclusão para todos os seus usuários.

Metas
Constituir a Comissão; dialogar sobre os instrumentos de coleta de dados; realizar um levantamento das condições de acessibilidade nas edificações do campus; aplicar o instrumento numa amostra representativa dos seguimentos: discentes, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa; produzir e apresentar um relatório sobre o diagnóstico da acessibilidade do campus em plenária.

Ações
Encaminhar para administração da UFTM um relatório consolidado das condições de acessibilidade do campus; acompanhar os processos de contratação de serviços e dos itens contratados.

Comissão de Uso, Ocupação do Solo e Sustentabilidade, Padrões arquitetônicos e Tipologias edilícias
Objetivo
Constituir identidade visual para as construções, integrando as construções novas às antigas; garantir eficiência energética e sustentável em todas edificações da UFTM, principalmente nas novas.

Metas
Constituir a Comissão, levando-se em consideração para composição a equipe de engenheiros e arquitetos da UFTM, os cursos de engenharia da UFTM com afinidade com a área, bem como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAT); realizar levantamento do mapa de espaços públicos e equipamentos; Levantar mapa de recursos hídricos e áreas verdes e mapa de arborização da Univerdecidade; Produzir e apresentar, em plenária, o relatório sobre o diagnóstico do uso e da ocupação dos solo do campus da UFTM.

Ações
Encaminhar para administração da UFTM o relatório consolidado das condições de acessibilidade do campus; acompanhar os processos de contratação de serviços e dos itens contratados.

CRONOGRAMA INICIAL PARA CONSOLIDAÇÃO DO PD UFTM 2015
Evento 1: Plenária de lançamento do processo de PD UFTM 2025
Evento público a ser realizado no Centro Educacional;
Definir a composição do Conselho Representativo por eleições

Evento 2: Debate sobre o Campus 
Constituir mesas temáticas compostas por servidores docentes, técnico-administrativos, alunos e demais representantes da sociedade civil e dos subcomitês cujas contribuições técnicas e de especialistas convidados se somarão aos resultados da pesquisa aplicada.

Mesa I: O campus visto por seus usuários.
Mesa II: O campus e aspectos técnicos: O Uso, Ocupação do Solo e sustentabilidade.
Mesa III: O campus e aspectos técnicos: A Mobilidade.
Mesa IV: O campus e aspectos técnicos: A Acessibilidade.
Mesa V: O campus e aspectos técnicos: Segurança e Integração.

Evento  3: Leitura Comunitária e Oficinas sobre pontos polêmicos.

Evento 4: Definição dos Princípios e Diretrizes de Planejamento.

Evento 5: Apresentação e discussão do Instrumento de Planejamento.

Evento 6: Submissão da Proposta Final à referendo pela Comunidade Universitária.

Evento 7:  Aprovação do Plano no Conselho Universitário.


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