O Centro de Formação Especial em Saúde – CEFORES – é uma Instituição Federal, Pública, vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e subordinada à SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC.
O CEFORES foi criado em junho de 1990, por meio da Portaria n° 73, da então SENETE/MEC. É, portanto, uma escola de ensino profissionalizante, técnico e tecnológico, voltada para a formação profissional de alunos que concluíram o ensino médio.*
São objetivos do CEFORES:
• Ministrar cursos do ensino técnico e tecnológico, público, gratuito e de qualidade. Ofertar educação continuada, visando a atualização, o aperfeiçoamento e a especialização em nível técnico e tecnológico;
• Promover a qualificação na educação com base nos princípios e direitos de todos, valorizando a diversidade humana para garantir a capacitação e o acesso de todos ao mercado de trabalho;
• Formar e qualificar profissionalmente, no âmbito da educação técnica e tecnológica, trabalhadores para os diversos setores da economia CEFORES - Centro de Formação Profissional.**
Consideramos que o CEFORES deve estabelecer-se como um centro educacional, dotado de autonomia e independência, nos limites da legalidade, para o desenvolvimento de suas atividades específicas, sendo necessário para isso o reconhecimento de sua estrutura organizacional e de suas ações perante a educação no ambiente da Universidade.
Dentre as atuais dificuldades enfrentadas pelo CEF destacamos:
1. Ausência de Regimento, de Estatuto e de Organograma próprios;
2. Ausência de registro dos planos de curso;
3. Ausência do Projeto Pedagógico do CEFORES;
4. Falta de estabelecimento de normas padrões regulamentares para todos os procedimentos escolares e administrativos do CEFORES;
5. Falta de padronização e insuficiente divulgação relativa às formas de ingresso;
6. Inexistência de biblioteca própria;
7. Inexistência de um local para concentração das atividades, apresentando considerável distância entre o setor administrativo e os locais de aula;
8. Número insuficiente de servidores no setor;
9. Inexistência de um plano de ação, com expectativas no médio e no longo prazo;
10. Insuficiência de laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas e práticas profissionais.
1. Regulamentar e implementar o Regimento do CEFORES, bem como outros documentos necessários ao seu pleno funcionamento;
2. Reestruturar o CEFORES tanto do ponto de vista físico-estrutural quanto do ponto de vista técnico-científico;
3. Inserir o CEFORES no Plano Diretor Institucional permitindo o atendimento das necessidades físicas projetadas para o curto, o médio e o longo prazo;
4. Elaborar e criar condições, juntamente com a Direção do CEFORES, para a execução de um plano de ações e metas, visando à oferta de novos cursos;
5. Implementar ações políticas para prover a demanda do CEFORES em relação à necessidade de docentes e de servidores técnico-administrativos;
6. Elaborar e implementar, em conjunto com a Direção do CEFORES, normas padrões regulamentares para todos os procedimentos escolares e administrativos daquele centro;
7. Criar estruturas de apoio e conceder melhor atendimento aos discentes vinculados aos cursos técnicos;
8. Instituir procedimentos para o registro dos planos de curso, vinculados ao CEFORES;
9. Cuidar para que o CEFORES goze de autonomia administrativa e financeira, por meio da descentralização.
* Disponível em: http://www.uftm.edu.br/paginas/seletivo/cod/48/t/CEFORES.
** Disponível em: http://www.uftm.edu.br/paginas/ensino/cod/46/t/APRESENTACAO.
Eixos norteadores e áreas temáticas | I. Ensino | II. Pesquisa e pós-graduação | III. Extensão universitária, fundações e comunicação | IV. Administração e gestão | V. Recursos humanos | VI. Acesso e permanência discente | VII. Plano diretor, infraestrutura, sustentabilidade e expansão | VIII. Complexo hospitalar | IX. CEFORES | Apêndice 1 | Apêndice 2
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