sexta-feira, 18 de abril de 2014

PROGRAMA | IX. CEFORES

APRESENTAÇÃO
O Centro de Formação Especial em Saúde – CEFORES – é uma Instituição Federal, Pública, vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e subordinada à SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC.

O CEFORES foi criado em junho de 1990, por meio da Portaria n° 73, da então SENETE/MEC. É, portanto, uma escola de ensino profissionalizante, técnico e tecnológico, voltada para a formação profissional de alunos que concluíram o ensino médio.*

São objetivos do CEFORES:

Ministrar cursos do ensino técnico e tecnológico, público, gratuito e de qualidade. Ofertar educação continuada, visando a atualização, o aperfeiçoamento e a especialização em nível técnico e tecnológico;

Promover a qualificação na educação com base nos princípios e direitos de todos, valorizando a diversidade humana para garantir a capacitação e o acesso de todos ao mercado de trabalho;

Formar e qualificar profissionalmente, no âmbito da educação técnica e tecnológica, trabalhadores para os diversos setores da economia CEFORES - Centro de Formação Profissional.**

Consideramos que o CEFORES deve estabelecer-se como um centro educacional, dotado de autonomia e independência, nos limites da legalidade, para o desenvolvimento de suas atividades específicas, sendo necessário para isso o reconhecimento de sua estrutura organizacional e de suas ações perante a educação no ambiente da Universidade.

DIAGNÓSTICO
Dentre as atuais dificuldades enfrentadas pelo CEF destacamos:

1. Ausência de Regimento, de Estatuto e de Organograma próprios;

2. Ausência de registro dos planos de curso;

3. Ausência do Projeto Pedagógico do CEFORES;

4. Falta de estabelecimento de normas padrões regulamentares para todos os procedimentos escolares e administrativos do CEFORES;

5. Falta de padronização e insuficiente divulgação relativa às formas de ingresso;

6. Inexistência de biblioteca própria;

7. Inexistência de um local para concentração das atividades, apresentando considerável distância entre o setor administrativo e os locais de aula;

8. Número insuficiente de servidores no setor;

9. Inexistência de um plano de ação, com expectativas no médio e no longo prazo;

10. Insuficiência de laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas e práticas profissionais.

PROPOSTAS
1. Regulamentar e implementar o Regimento do CEFORES, bem como outros documentos necessários ao seu pleno funcionamento;

2. Reestruturar o CEFORES tanto do ponto de vista físico-estrutural quanto do ponto de vista técnico-científico;

3. Inserir o CEFORES no Plano Diretor Institucional permitindo o atendimento das necessidades físicas projetadas para o curto, o médio e o longo prazo;

4. Elaborar e criar condições, juntamente com a Direção do CEFORES, para a execução de um plano de ações e metas, visando à oferta de novos cursos;

5. Implementar ações políticas para prover a demanda do CEFORES em relação à necessidade de docentes e de servidores técnico-administrativos;

6. Elaborar e implementar, em conjunto com a Direção do CEFORES, normas padrões regulamentares para todos os procedimentos escolares e administrativos daquele centro;

7. Criar estruturas de apoio e conceder melhor atendimento aos discentes vinculados aos cursos técnicos;

8. Instituir procedimentos para o registro dos planos de curso, vinculados ao CEFORES;

9. Cuidar para que o CEFORES goze de autonomia administrativa e financeira, por meio da descentralização.

*  Disponível em: http://www.uftm.edu.br/paginas/seletivo/cod/48/t/CEFORES.

** Disponível em: http://www.uftm.edu.br/paginas/ensino/cod/46/t/APRESENTACAO.


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